sábado, 20 de maio de 2017

Psicoeducação para viver melhor


O termo psicoeducação é utilizado na psicologia cognitiva para descrever um movimento de recuperação de pacientes com relação à forma de lidar com suas emoções quando disfuncionais.

Estar disfuncional pode representar um sofrimento, seja na hora que enfrentamos uma dificuldade na vida, a maneira como interagimos com familiares, amigos ou relacionamentos amorosos.

O primeiro passo para fazer a psicoeducação é identificar quais são os seus pensamentos que estão lhe gerando sofrimento. A forma como pensamos tem raízes em nossa história de vida, como fomos educados, nossos sofrimentos, angústias e momentos de felicidade foram moldando a forma como hoje encaramos o viver.

Se você hoje sabe que tem um comportamento que lhe traz infelicidade e sofrimento, já parou para pensar que você pode mudar completamente a sua relação com esta situação? Vamos apresentar um exemplo: uma pessoa que durante a sua vida na infância foi sempre ridicularizada pela família ao fazer algo errado como derrubar um copo, perder dinheiro, ou deixar uma comida queimar ao esquentá-la, pois bem, esse adulto ao se deparar com erros dos outros poderá ter o pensamento automático de ridicularizar, achar que o outro é inferior, pois, ele cresceu e foi educado assim.

A mente racional que temos tem a capacidade de analisar friamente situações como a acima apresentada e corrigir os comportamentos através da reformulação de conceitos, de reforços e de realizar interpretações mais maduras do fato através da revisão de seus sistemas de julgamento.

Porque reformular conceitos?

Porque todo tipo de aprendizado que está na linha ainda imatura, tende a trazer sofrimento.

Como assim?

Uma pessoa que aprendeu ser ridicularizada, ou mesmo foi motivo de brincadeiras irônicas, piadas quanto aos seus erros, poderá absorver ao seu sistema de funcionamento que “se eu errar passarei vergonha” ou “se eu errar serei tratado como burro”, e com isso evitar situações de risco como exposição em público, coragem para realizar trabalhos, gerar fobia social, entre outras vivências que passam a significar ameaças.

A psicoeducação é a ferramenta mais útil para que o indivíduo reformule o modo como pensa e sente nos desempenhos insatisfatórios de sua vida e para isso ele precisará:

- Observar seus pensamentos automáticos diários nos momentos relacionados ao aspecto que está superando.
- Entender que os julgamentos que vem a sua mente, assim como probabilidades, são criações mentais na maioria automáticas, e a maior parte das vezes não corresponde precisamente a realidade.
- Fixar-se ao momento presente. Ao dar corda à imaginação, perdemos contato com os momentos reais, as interações reais, e agimos baseados nos medos, culpas do passado, receios do futuro.
- Parar de reforçar comportamentos e pensamentos disfuncionais, ou seja, tudo o que você já sabe que não lhe serve em termos de pensamentos nocivos a você, devem ser ignorados (quando digo ignorados é porque eles virão a mente, mas só irão crescer se você os alimentar).
- A todo enfrentamento de situações difíceis, continue respirando normalmente, buscando se adaptar a situação nova para você. Mantenha a sua mente aberta para captar posturas e ações que está acertando.
- Pense que toda ação nova precisa de tempo para assentar. Não alimente a ilusão que irá mudar radicalmente da noite para o dia. É um trabalho constante, mas que pode ser gratificante à medida que você entende porque está mudando comportamentos e ações.

A psicoeducação é uma reformulação da sua mentalidade e também acompanhada das suas emoções. Quanto mais funcionais estamos ao nos psicoeducar, isso indica que temos maiores condições de atender às nossas necessidades. O atendimento às nossas necessidas parece ser algo fácil, mas na verdade não é! Muitas das vezes por não conseguir atender nossas necessidades direcionamos nossos pensamentos e ações para aspectos disfuncionais seja na alimentação, no modo como gastamos nosso dinheiro, no nosso estilo de vida etc.

Voltando ao exemplo da pessoa que aprendeu a ser punida quando errava, ela pode desenvolver em seu trabalho uma postura de não se arriscar, não exercer trabalhos de liderança e esta frustração poderá dar vazão a comportamentos compulsivos de nervosismo, ansiedade, predispondo a diversos distúrbios.

A psicoeducação é algo acessível a todos! Por isso não perca tempo, implemente em sua vida a tão desejada mudança para melhor. A saúde emocional, mental e física são prioridades para todos, pois é através dela que vivemos a felicidade!

Conte comigo nesta mudança, um grande abraço!

Marcio Aoki
Psicólogo – CRP 08/24235

sexta-feira, 24 de março de 2017

Um dos maiores mímicos do Brasil no Canal Polivalência!!!


É muito gratificante quando nosso trabalho se encontra com outro de grande valor! Isso é o que sentimos ao conhecer o Mímico Everton que nos motivou a convidá-lo para fazer esse vídeo que conta para vocês sua história, o modo de trabalho, técnicas e dicas que envolvem a arte da mímica.
Para ser polivalente, a pessoa precisa apresentar mais que uma habilidade bem desenvolvida e isso é o que pudemos constatar com esta incrível personalidade.

Everton Ferre é autor da obra “Mímico Everton: 30 anos de mímica no Brasil”, onde conta uma parte de sua história. Imaginamos o desafio que deve ter sido escolher quais das vivências seriam retratadas em tanto tempo de estrada. Sim! Estrada! Porque por mais de 8 anos, Everton fazia seus shows nas ruas de Curitiba todos os dias e por esses 33 anos, já fez apresentação em mais de 300 cidades no Brasil, contabilizando um público 200 mil expectadores a cada ano de sua carreira.

Everton aprendeu a viver da sua arte, o que por si só já é um talento impressionante.

Depois de 33 anos, Everton viaja oferecendo seu trabalho através de performances, shows e workshops ensinando as pessoas a fazerem mímica, logo, além de vendedor de seu trabalho, Everton também é professor!

Seus shows não são somente para entreter, o que faz muito bem! Mas o mímico Everton aproveita o entretenimento para abordar assuntos importantes como, Ética, Estilo de vida, Educação Ambiental, Segurança no Trabalho, Desenvolvimento Humano, Relacionamento Interpessoal, Criatividade, Resiliência, Diversidade, entre tantas temáticas importantes que o fez adotar o perfil de EDUCADOR. Sim! Everton, além de referência em arte de rua e mímica no Brasil, agora está se posicionando na especialidade de Mímico-Educador.

Essa personalidade ímpar é tema do Canal Polivalência e conhecer seu trabalho é conhecer também como uma pessoa pode desenvolver mais que 4 talentos bem desenvolvidos! É claro que Everton tem muito mais! Ele é o que chamamos de Polivalente avançado que obtém sua realização pessoal através da manifestação dos próprios talentos!

Convidamos você a conhecer o trabalho do Everton neste vídeo que preparamos em 2 etapas!

Você pode inclusive aprender sobre maquiagem de mímico entre outras dicas que o Everton preparou para todos nós!

Confira!
E se você gostou deste vídeo, curta e compartilha! E ajude a espalhar essa felicidade!!


terça-feira, 14 de março de 2017


A ECOMART e o Canal Polivalência possui uma parceria de teste dos produtos para mostrarmos nos vídeos nossas experiências. Desta vez, a Ecomart nos encaminhou alguns utensílios doméstico para otimizar e facilitar nossos momentos de Chef na cozinha e trouxemos alguns convidados para compartilhar dessa experiência. Estiveram presentes nesse vídeo o Alexandro Faoro e Tio Lelo do Blog Paraguai Pink, A quase-futura-youtuber Denise Peres e nós, do Canal Polivalência, Lorela e Márcio.
Foram momentos divertidos e convidamos você para se divertir também com a gente.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Novo Trailer 2017 do Canal Polivalência



Estudando sobre o tema da Criatividade, um dos pontos mais importantes pouco explorado por quem gosta de trabalhar com o assunto é a motivação. Estudos demonstram ser impossível fazer com que uma pessoa se torne criativa com motivos alheios à ela, com recompensas externas ou premiações. Uma questão que propusemos a alunos de uma escola em Foz do Iguaçu, na última sexta feira, dia 10 de fevereiro, era: Se vocês tiverem que elaborar uma frase criativa sabendo que a premiação da melhor frase é no valor de R$ 10 mil? Vocês vão evitar o bloqueio criativo?? E todos perceberam que se trata de um fato. Neste momento fiz uma breve reflexão: Pois é! estamos há 1 ano e meio fazendo vídeos para o Youtube sem receber nenhum centavo e isso não é motivo para não continuarmos fazendo, pelo contrário!! por mais dificuldades da agenda e conciliações, mantemos a produção de roteiros, esquetes, gravação, edição e ainda palestras sobre o tema que nos traz realização pessoal!!
Continuamos a fazer vídeos pelo imenso prazer e pelos motivos que nenhuma premiação externa é capaz de justificar. O motivo de elaborar conhecimento, enriquecer o universo íntimo e compartilhar nosso modo de ver e enxergar o mundo através da temática do desenvolvimento de múltiplos talentos pessoais.
Entendemos que a Polivalência é um estilo de vida e que qualquer pessoa, se motivada para isso, é capaz de desenvolver no mínimo 4 talentos que a colocarão em situação de maior autoconfiança, enfrentamento das dificuldades da vida, superação pessoal, resiliência e todo esse caldeirão de ingredientes fervendo a levará para a realização pessoal e felicidade!
Experimentamos isso na prática e esperamos que nossa motivação seja capaz de sensibilizar aqueles que nos seguem no nosso canal!
Esse trailer é uma síntese do nosso trabalho nos últimos meses e com ele, aproveitamos para convidar a você para conhecer esse universo que amamos investir, criar e compartilhar! Afinal, cada inscrito no nosso canal é mais uma pessoa que passa a habitar nosso mundo virtual. Vale a pena produzir o que vemos de mais importante no momento e que possa servir de inspiração à você!
Um grande obrigado a todos os inscritos!
E venha conosco que tem 1 ano inteiro de criações novas que nem sabemos ainda o que serão!

Se você curtiu esse texto, compartilhe! e ajude a espalhar essa felicidade!
Lorela Casella e Márcio Aoki ;)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A corrida e as Habilidades Sócio Emocionais



Já há algum tempo, as habilidades sócio emocionais vem sendo foco de estudo para alguns cientistas do comportamento humano pela sua importância no desenvolvimento pessoal e sucesso na vida.

Pessoas com essas habilidades são mais capazes de interagir com outras pessoas de modo mais equilibrado, maior capacidade cognitiva e gerenciamento das próprias emoções, ou seja, ingredientes importantes para qualquer um que queira alcançar objetivos na vida.

Ao mesmo tempo vem sendo crescente a escolha pela corrida como opção de exercício físico por grande parte das pessoas hoje em dia e essa modalidade, tem sido observada como uma aliada no desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais. Por esse motivo que nós resolvemos fazer um vídeo sobre o assunto!

Como a corrida teria esse impacto nas habilidades sócio emocionais?

Obtivemos alguns relatos de corredores e levantamos os aspectos que levam o indivíduo a maior desempenho social e colocamos neste vídeo para você conhecer.

Verificamos que a corrida é uma possibilidade bastante positiva para alcançar maior felicidade física e emocional! Então, vamos lá conferir!
Se você já corre, deixe seu relato aqui! Vamos compartilhar experiências!


Aproveite e compartilhe! E ajude a espalhar essa felicidade!